Sites Corporativos

Site Corporativo é o principal cartão de visitas de uma instituição. Na grande maioria dos casos, o site será mais visitado e popular que o endereço físico da empresa. O Site é o primeiro canal de exposição de um negócio no mercado atual. Entretanto, a presença on-line de uma organização não se limita a ele, já que é preciso promover a interação com outras ferramentas digitais. O Site Corporativo ganhou ainda mais força por ser o responsável por agregar todas as estratégias digitais em uma marca e ser a porta de entrada para a empresa. Mas assim como não basta ter um CNPJ e um linha telefônica para formar uma empresa, um domínio e uma página simples não fazem um site de verdade. Por isso, entenda melhor a importância de um layout criativo e funcional para Sites Corporativos.

Layout como uma vitrine

O layout de um Site pode ser facilmente comparado a uma vitrine em um corredor de Shopping, por onde passam milhares de pessoas todos os dias. Quanto mais atraente for, maiores são as chances de as pessoas repararem e entrarem para conhecer o que a empresa tem a oferecer. Se a aparência for convidativa, o internauta dispõe de seu tempo para a navegação. Daí a importância de causar uma boa primeira impressão.

O layout de uma página é o responsável por transmitir seriedade, confiança e gerar economia de tempo do usuário. Investir em um bom design e desenvolvimento é imprescindível para promover o seu site no mundo online. Quanto mais simples, direto, agradável e intuitivo, melhor.

Uma das primeiras imagens que se consolida na mente de um cliente em potencial quando ele acessa o site da sua empresa em busca de informações é o layout. Quanto mais personalizado e específico para o segmento do seu negócio o design da página for, mais fortalecido ficará o nome da sua empresa na web. Deve-se considerar a originalidade e o objetivo do site afim de criar uma identificação da empresa.

A identidade visual cria um elo de comunicação com o internauta, pois os elementos presentes na página dialogam diretamente com ele, atraindo-o e proporcionando interação. Além disso, é fundamental também ter em mente que o design da página deve ser construído baseado no conteúdo que se planeja colocar lá. Ou seja, preocupar-se com o encaixe das informações no layout.

Tenha sua própria marca na internet, demarque seu território e ganhe autoridade por só produzir produtos de qualidade — inclusive seu site! Tome cuidado com o excesso de recursos audiovisuais — deixe o visitante optar pelo play, por exemplo. Os meios de contato precisam estar facilmente à vista, o que inclui links para as redes sociais e outras formas de comunicação com a empresa.

Design responsivo

Site Corporativo sem boa estruturação e hierarquia de informações tendem a ser abandonados após a visualização de uma única página. Por isso, o layout precisa ser intuitivo, facilitando a navegação pelas páginas. Com a proliferação do uso dos smartphones e tablets, outra necessidade surgiu: a dos sites com design responsivo. Esse design consiste justamente na adaptação de um endereço virtual convencional para o acesso tanto por um desktop, notebook, tablet ou smartphone. Como cada dispositivo tem suas características de visualização e navegabilidade próprias, é preciso adequar as funcionalidades da página para cada um deles, de forma que suas características sejam preservadas e não se perca em qualidade. A própria Google recomenda o uso de design responsivo para os donos de sites.

Agora que você viu a importância de um bom layout para o site corporativo e como ele pode contribuir para fortalecer a imagem da sua empresa, pôde também perceber que o trabalho não é para amadores. Coloque essa responsabilidade nas mãos de profissionais que saberão exatamente o que fazer, indicando as opções mais adequadas à sua organização. Afinal, transmitir profissionalismo começa pelo cartão de visitas virtual de sua empresa. Faça valer o esforço e o investimento!